O Governo do Maranhão anunciou que vai beneficiar mototaxistas, motofretistas e motociclistas de baixa renda com a doação de 2 mil motocicletas zero km. A medida foi divulgada pelo governador Carlos Brandão em suas redes sociais e visa melhorar as condições de trabalho e segurança dos profissionais que dependem das motos para sustentar suas famílias.
O processo de seleção será realizado por meio de um edital, que já pode ser consultado no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA): www.detran.ma.gov.br.
Além das motocicletas, o governo também distribuirá coletes, mochilas e capacetes, com o objetivo de garantir mais proteção aos trabalhadores que circulam diariamente pelas ruas e estradas do estado. O programa busca, assim, proporcionar maior segurança e melhores condições de trabalho para quem atua no trânsito sobre duas rodas.
CNH Social: mais inclusão no trânsito
Além da doação das motos, o governo lançou o programa CNH Social, que oferece 10 mil vagas gratuitas para a primeira habilitação nas categorias A (motociclistas) e B (motoristas de carros) para pessoas de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo da iniciativa é promover a inclusão social, aumentar o acesso ao mercado de trabalho e proporcionar mais autonomia aos beneficiários.
A seleção será feita entre pessoas com cadastro atualizado no CadÚnico até o dia 29 de agosto de 2025. Após a inscrição, o Detran-MA homologará os candidatos e realizará um sorteio eletrônico para escolher os beneficiários.
Com essas iniciativas, o governo busca melhorar as condições de trabalho, aumentar a segurança no trânsito e promover mais oportunidades para quem depende das motos para o sustento e da habilitação para ampliar seu acesso ao mercado de trabalho.


