Um empresário de 50 anos foi preso após ter sua identidade verdadeira descoberta, mais de 26 anos depois de fugir da Justiça. Ele era alvo de um mandado de prisão preventiva por tentativa de homicídio ocorrida em 1999, em Itinga do Maranhão, e foi localizado em Dom Eliseu, no Pará, onde vivia com a família e administrava uma empresa.
Crime de 1999
Segundo o inquérito policial, o crime ocorreu em 28 de fevereiro de 1999, quando o investigado e seu irmão teriam atacado Salvador Lopes Bernaldino com golpes de faca e tijolos em um bar da cidade. A dupla teria agido com intenção de matar a vítima.
Fuga com uso de falsa identidade
À época, o suspeito chegou a ser levado à delegacia, mas apresentou dados pessoais falsos, dificultando o andamento das investigações. A prisão preventiva foi decretada em junho de 1999. Entretanto, com a fuga da comarca e o uso de identidade falsa, o homem permaneceu foragido por mais de duas décadas.
Revisão do caso leva à descoberta
A reviravolta aconteceu durante uma revisão processual realizada pela Polícia Civil de Itinga do Maranhão. Os investigadores identificaram inconsistências antigas e revisaram os dados do acusado. Com novas diligências e cruzamento de informações, descobriram que o homem residia no Pará, levando uma vida estável e sem levantar suspeitas.
Prisão no Pará
Com o paradeiro confirmado, equipes das Polícias Civis do Maranhão e Pará foram até o endereço indicado e efetuaram a prisão na manhã desta quinta-feira (13).
O homem foi levado à Delegacia de Itinga do Maranhão para o cumprimento do mandado e, na sequência, encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização de Açailândia, onde permanecerá à disposição da Justiça.


